Saúde Mental em Jovens Adultos: O Impacto da Pandemia COVID‐19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51338/rppsm.248

Palavras-chave:

COVID‐19, Jovem Adulto, Pandemia, Saúde Mental

Resumo

Introdução: Os jovens adultos tendem a ser considerados como uma população com um bom estado de saúde. No entanto, nos últimos tempos, a transição da adolescência para a idade adulta tem sido foco de atenção para implementar estratégias de promoção da saúde e prevenção da doença. O objetivo deste estudo foi perceber o estado da saúde de uma população jovem adulta a frequentar o ensino universitário e de que forma a pandemia por COVID‐19 teve impacto nas diferentes dimensões do quotidiano, nomeadamente no bem‐estar e na saúde mental.

Métodos: Foi aplicado um questionário que foi difundido via eletrónica por jovens do ensino universitário e foram obtidas 149 respostas.

Resultados: Os alunos demonstraram alguns sentimentos de baixa realização pessoal (28%), sentimentos de solidão (26%), sentimentos de depressão (42%), falta de confiança em si próprio (17%) e alguns sentem que os seus níveis de energia são baixos ou extremamente baixos (26%). O contexto pandémico trouxe vários desafios aos jovens adultos
que sentiram dificuldade em fazer novas amizades (94%), a perceção de sentimentos de nervosismo, ansiedade ou tensão durante o confinamento foi reportada por 51% dos alunos e a incapacidade em controlar as suas preocupações ou emoções foi reportada por 43%.

Conclusão: Vários estudos relatam alterações mentais que podem desenvolver‐se ou agravar‐se após eventos traumáticos como uma pandemia, estando os resultados do nosso estudo em linha com essa evidência. Sentimentos de nervosismo, tensão e ansiedade, assim como dificuldade em controlar as emoções, surgiram em associação à pandemia, enfatizando a necessidade de desenvolver estratégias de saúde que deem respostas a estas necessidades emergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Morganstein JC, Fullerton CS, Ursano RJ, Donato D, Holloway HC. Pandemics: Health Care Emergencies. In: Ursano RJ, Fullerton CS, Weisaeth L, Raphael B, eds. Textbook of Disaster Psychiatry. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press; 2017:270‐84. doi:10.1017/9781316481424.019

Charles NE, Strong SJ, Burns LC, Bullerjahn MR, Serafine KM. Increased mood disorder symptoms, perceived stress, and alcohol use among college students during the COVID‐19 pandemic. PsyArXiv, 2020:1‐38. https://doi.org/10.31234/osf.io/rge9k

Carneiro A. Impactos da COVID‐19 em jovens adultos: O papel moderador da satisfação com o suporte social na relação entre stress e comportamentos de risco [Master thesis]. Instituto Universitário de Lisboa: ISCTE; 2020. [consultado Jan 2021] Disponível em: https://repositorio.iscte‐iul.pt/handle/10071/21523

Enumo SR, Weide JN, Vicentini EC, Araujo MF, Machado WL. Enfrentando o estresse em tempos de pandemia : proposição de uma Cartilha Coping with stress in times of pandemic : a booklet proposal. Estud Psicol. 2020; 37:1‐10. doi:10.1590/1982‐0275202037e200065 Oliveira W, Silva JL, Andrade AL, Micheli D, Carlos DM, Silva MA. A saúde do adolescente em tempos da COVID‐19 : scoping review. Cad Saúde Pública. 2020;36:e00150020. doi:10.1590/0102‐311X00150020

Taylor S. The psychology of pandemics: Preparing for the Next Global Outbreak of Infectious Disease. United kingdom: Cambridge Scholars Publishing; 2019.

Costa A, Rasga C, Martiniano H, Vicente A, Virgolino A, Santos O, et al. Saúde mental em tempos da pandemia da COVID‐19 : abordagem metodológica utilizada no projeto SM‐COVID19. Observ Bol Epidemiol. 2020; 12. 40‐5. [consultado Jan 2021] Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/45969/1/ Mental_pandemia.pdf.

Son C, Hegde S, Smith A, Wang X, Sasangohar F. Effects of COVID‐19 on College Students’ Mental Health in the United States: Interview Survey Study. J Med Internet Res. 2020;22:e21279. doi:10.2196/21279.

LiangL, Ren H, Cao R, HuY, QinZ, LiC, MeiS. The Effect of COVID‐19 on Youth Mental Health. Psychiatr Q. 2020;91:841‐52. doi: 10.1007/s11126‐020‐09744‐3.

Chaleta E, Grácio L, Rosário P. Aprendizagem no ensino superior – a relação entre cognição, sentimentos e motivação dos estudantes. In: Trindade V, Trindade N, Candeias A, editores. A Unicidade do Conhecimento . Évora: Universidade de Évora; 2009. [consultado Jan 2021] Disponível em: http://pt.scribd. com/doc/13107500/aprendizagem‐no‐ensinosuperior‐ ‐a‐relacao‐entre‐acognicao‐os‐sentimentos‐e‐a‐motivacao‐dos‐estudantes.

Milojevich HM, Lukowski AF. Sleep and Mental Health in Undergraduate Students with Generally Healthy Sleep Habits. PLoS One. 2016;11:e0156372.

doi: 10.1371/journal.pone.0156372.

International Labour Organization. Executive Summa‐ ry of the survey report: Youth and Covid‐19 impacts on jibs, education, rigths and mental well‐being. Genève: ILO; 2020.

Dias E, Pinto FCF. A Educação e a Covid‐19. Ens Aval Pol Públ Educ. 2020; 28:545‐54. doi:10.1590/ S0104‐40362019002801080001.

Loades ME, Chatburn E, Higson‐sweeney N, Reynolds S, Shafran R, Brigden A, et al. Rapid Systematic Review : The Impact of Social Isolation and Loneliness on the Mental Health of Children and Adolescents in the Con‐ text of COVID‐19. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2020;59:1218‐39.e3. doi:10.1016/j.jaac.2020.05.009

Downloads

Publicado

2022-02-20 — Atualizado em 2022-03-22

Como Citar

Carneiro, L., Oliveira, A. L. ., Cunha, F. ., Castro, L., Lima, J. ., Simões, C. ., & Ribeiro, C. (2022). Saúde Mental em Jovens Adultos: O Impacto da Pandemia COVID‐19. Revista Portuguesa De Psiquiatria E Saúde Mental, 8(1), 6–11. https://doi.org/10.51338/rppsm.248

Edição

Secção

Artigo Original